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Amor e Negócios. Funciona?

A “Diferente em Tudo” é uma empresa com 9 anos de mercado especializada em fotografias de casais. Se seus proprietários Lynson e Vanessa precisassem mandar confeccionar crachás para cada um dos seus funcionários, seria necessário mandar fazer apenas dois. É isto mesmo, todas as funções operacionais e estratégicas da empresa são compartilhadas pelo casal ou realizadas apenas por um dos dois, sem nenhum outro funcionário. E como será que é o desafio de ser dono, funcionário, marido e mulher?

 

Namorados desde os 17 anos de idade, após estudarem juntos a faculdade de Publicidade e Propaganda e se apaixonarem por fotografia, usaram a habilidade de fotografar que era hobby, até no TCC do casal. Saíram para o mercado como publicitários, trabalharam para agências de terceiros em carreiras separadas. Mas a fotografia sempre esteve junto deles e foi aí que nasceu a empresa, ainda quando eles eram namorados.

 

O sucesso que a empresa é hoje se dá por fatores estratégicos que  conhecendo a história desse casal e dessa empresa, dá para ver que lição de gestão temos aqui:

 

– eles são marido e mulher o tempo todo, mas no horário da empresa o foco é na empresa, sem a ilusão de que ali não são um casal. São sim, mas o foco é no resultado a ser entregue para o cliente. Isto foi dedicido pois no perído inicial eles misturavam a vida de casal e de sócios por 24 horas diárias e 7 dias por semana, deixando a desejar na qualidade de vida e no desenvolvimento da empresa. Foi aí que decidiram definir um horário de trabalho rigorosamente seguido por eles.

 

– percebendo no dia-a-dia o que cada um faz de melhor, definiram funções para cada um, muito bem direcionadas e organizadas, para que as decisões sejam setorizadas e mais ágeis em âmbito operacional e consensadas em âmbito estratégico.

 

– definição de metas pessoais e empresariais. Ao definirem as metas, ficou muito mais fácil decidir como gastar o dinheiro, o quanto se comprometer um pouco mais com reuniões que extrapolam o horário de trabalho, fazer sacrifícios pessoais, investimentos em tecnologia, compra da sala própria da empresa e assim por diante.

 

– Sendo eles os responsáveis por todos os processos, conseguem um link especial com o cliente. E até fazem questão de terem contato direto com absolutamente todos os processos, pois dominam o resultado final esperado, ganham agilidade por não dependerem de terceiros, além de garantir o padrão e identificação que o cliente faz com eles. É claro que isto tem um preço, o casal está consciente que a demanda é limitada e a empresa não pode dar grandes passos sem depender de terceirizar, mas é uma decisão estratégica consciente.

 

Lynson diz que trabalhar junto – se você se dedicar a fazer dar certo – é uma ótima experiência para o casal, pois exige muito diálogo e confiança. Vanessa defende que o segredo é amor, tolerância, paciência, companheirismo e isto faz as coisas irem dando certo. E a minha dica é que ter um pequeno corpo de funcionários e até mesmo não ter funcionários não desobriga o empresário de padronizar suas funções. É importante elaborar uma ficha com cada um dos processos e quais os procedimentos necessários para isso. É importante estruturar uma agenda para que eu funcionamento seja estratégico e não apenas reativo, tendo as metas como foco de tudo isto. E você, conhece alguma história de amor e negócios? Me conte!

 

 

Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Leia, comente os artigos anteriores e fale com Cecília Bettero no site www.ceciliabettero.com.br

 

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