Conteúdo Gerencial

Mas eu não sabia…

 

Quando você contrata um pintor para a sua casa, você deixa que ele faça o serviço do modo que ele quiser e achar melhor, ou você diz de fato como quer o serviço? A analogia parece não ter nenhum sentido, mas observe se em alguns casos não é mesmo assim? Neste tempo de carreira tenho percebido o quanto empresários perdem espaço de mercado por dependerem tanto de informações e de terceiros.

 

Quer ver um exemplo clássico: o trabalho de um contador, que é um profissional indispensável para bons resultados de uma empresa. Ao menos em minha experiência como consultora, é raríssimo encontrar um empresário que se envolve com o trabalho do contador, que saiba exatamente as implicações contábeis de seu negócio e decisões a serem tomadas neste âmbito, sendo que a esmagadora maioria deles deixa tudo isto na mão do contador.

 

Buscar autonomia, ter capacidade de governar-se pelos próprios meios, como diria o dicionário e ainda – direito de um indivíduo tomar decisões livremente, independência moral ou intelectual. Parece exagerado e filosófico, mas no mundo dos negócios, buscar autonomia é simplesmente munir-se de informações tais que te propiciem competitividade, além de trazerem para você a possibilidade de tomar decisões de uma forma mais consciente.

 

Em algumas situações, buscar autonomia pode trazer inclusive um novo posicionamento estratégico para o seu negócio. Foi isto que fez Felipe Teixeira, proprietário da marca T-Rex, no estado do Espírito Santo. Já há 12 anos no mercado de camisetas criativas, no princípio ele tinha as ideias e desenvolvia os conceitos das coleções. Desenhava o que queria, mas dependia de alguém que fizesse este mesmo desenho de maneira vetorial para ser estampado nas camisetas. Percebendo a necessidade de melhorar a competitividade reduzindo os custos, começou a pesquisar e aprendeu como utilizar as ferramentas necessárias para ele mesmo deixar o desenho na qualidade para ser estampado. Além de ganhar eficiência no tempo de produção dos desenhos, ganhou também eficiência no número de desenhos gerados, podendo ter mais vezes novidades nas coleções.

 

Não estou dizendo que você deve fazer tudo, é exatamente o contrário, mas é importante refletir que uma coisa é você depender de um fornecedor. Uma coisa é você contratar um fornecedor. Dependência tira a sua autonomia, tira a sua oportunidade de escolhas e decidir os caminhos. Porém no momento em que você se informa, se envolve e até descobre habilidades, você desenvolve autonomia. Informação é como terreno fértil. Assim como nele é mais fácil brotarem sementes, quando você está embasado por informações, fica muito mais fácil de tomar decisões.

 

Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas

Publicada na Edição 108 da Revista Gestão & Negócios

Faça seu comentário

© Copyright 2017 - Cecília Bettero|  Treinamentos e Palestras