E se..?
Em fevereiro deste ano houve uma forte crise na segurança pública no estado do Espírito Santo, onde resido. Foram no mínimo 5 dias úteis onde a grande maioria dos comércios em ruas e shoppings ficaram fechados. Diversos prestadores de serviço não puderam atender. Muitas indústrias tiveram suas operações comprometidas, pois além da falta de segurança, houve suspensão no transporte público e os funcionários não conseguiam chegar até suas sedes.
Toda a situação observada por mim naquela semana, me fez pensar no quanto é importante que o seu negócio esteja preparado para imprevistos e também no quanto os impactos de uma situação externa podem ser minimizados pelas decisões gerenciais. Vivendo e aprendendo… então, vamos às dicas:
RELACIONAMENTO FRANCO COM OS CLIENTES
Vi clientes reclamarem de empresas sem terem a real dimensão do que estava acontecendo, por isto é importante manter um relacionamento muito próximo com o cliente onde franqueza e transparência sejam base. Ele precisa compreender qual é a dificuldade que você está passando. Portanto, comunique-se com ele! Informe via redes, telefone para alguns deles. Seja franco!
REVEJA ESTRATÉGIAS E FLEXIBILIZE
Presenciei minha irmã, dona de um restaurante de alimentação saudável, rever todo o seu cardápio para trazer na semana seguinte opções mais baratas, porém sem se distanciar da sua proposta de valor. Por isto, mais importante que ter estratégias é observar o ambiente e o quanto algumas adaptações precisarão ser feitas nestes momentos de imprevistos.
TENHA RESERVA FINANCEIRA
O síndico do condomínio onde moro precisou de contratar segurança extra, empresas precisaram buscar funcionários em casa ou pagar um transporte que não fosse público. Diversas lanchonetes perderam algum estoque de produtos perecíveis, lojas foram depredadas e precisaram de passar por reformas para voltar a funcionar. Já sabemos a importância do capital de giro para a sobrevivência do negócio, entretanto aqui me refiro a uma reserva extra, tenha uma reserva que trará vantagem competitiva à você no momento em que sua empresa precisar contar com ela.
MANTENHA UMA EQUIPE COESA
Soube de equipes que precisaram dobrar suas escalas, trocar horários, cobrir colegas, fazer emergencialmente trabalho de outras pessoas, acessar sistemas de casa. Ter uma equipe coesa, motivada, integrada ao objetivo da empresa, faz com que haja muito mais boa vontade dos funcionários, numa situação de imprevistos.
FAÇA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS
Um amigo jornalista me contou que carros que já estavam na rua cobrindo reportagem aproveitavam a rota para buscar funcionários em casa, já que o transporte público estava comprometido. Veja só que simples lição, será que tem algum recurso que poderia ser otimizado na sua empresa?
UTILIZE BEM DA TECNOLOGIA
Uma amiga dentista precisou ficar toda a semana sem ir ao consultório e me disse: “A sorte foi que toda a minha agenda de pacientes era on line e pude gerenciar todas as informações de casa.” Não, não foi sorte. Usar bem a tecnologia pode te ajudar a enfrentar situações de imprevisto.
NÃO DEIXE NADA PARA DEPOIS
Soube de empresas onde não seria necessário interromper o serviço pois estavam em segurança, porém precisavam de material que não havia sido comprado anteriormente. Aquela agenda que precisa ser organizada, aquela ficha técnica que precisa ser revista, aquele estoque que precisa ser refeito, aquela reunião de feedback que precisa ser realizada. Não, não deixe para a semana que vem.
E depois de escrever este artigo, eu fiquei pensando.. e se começar a colocar em pática essas dicas antes mesmo de precisar, para ter tranquilidade o suficiente para enfrentar os desafios que possam vir? Quanta vantagem você obteria com isto?