Conteúdo Gerencial

Dê um passo atrás…

Dê um passo atrás…

 

Aí você escolhe uma profissão, se dedica, se esforça e entra para o mercado de trabalho. Exigente e competitivo, o mercado pede para que você se capacite mais, aí você se aprofunda e se especializa. Exigente, competitivo e cruel, o mercado sinaliza outros rumos. E agora?

 

Dar alguns passos atrás, foi o que Alexandre Parreira decidiu fazer para continuar no mercado. Com formação superior em Relações Públicas, iniciou sua carreira empreendendo com uma agência de publicidade por mais de 12 anos. Especializou-se com um MBA em Marketing em uma das melhores escolas de negócios do país. Atuou como gerente de marketing em uma afiliada da Rede Globo. Foi convidado para trabalhar como coordenador de marketing de um grupo de shoppings na região do Espírito Santo e sentindo a necessidade de se especializar mais, fez um Pós MBA em Inteligência de Mercado.

 

Eis que ele recebe uma demissão e passa dez meses tentando voltar para mercado. Foi quando mudou de estratégia e partiu para o interior a convite do seu pai, para administrar o empreendimento dele, o Village Rio da Montanha. É um condomínio de casas na região das Montanhas Capixabas, especificamente em Biriricas, distrito de Domingos Martins, que é uma região muito bonita, com clima europeu e bem próxima da grande Vitória.

 

A medida que ele foi administrando o negócio acabou ficando à frente da gestão da construção de casas novas. Definição de projeto, contratação de fornecedores, realização de compras, gerenciamento dos contratos, tudo isto passou a fazer parte da rotina de Alexandre. Neste momento ele percebeu a necessidade de novamente mudar de estratégia e matriculou-se em um curso Técnico em Edificações. O curso mais próximo que encontrou fica em uma cidade vizinha e todos os dias à noite ele percorre mais de 70 quilômetros para se dedicar a entender melhor do processo da construção de casas, para cuidar disto com mais autonomia no seu atual trabalho.

 

Uma vez eu comentei aqui na coluna sobre como a dificuldade de lidar com mudança tem explicação biológica para o ser humano. Não é fácil mudar de planos, mudar os caminhos e nem tampouco voltar atrás em uma profissão escolhida, mas é importante lembrar que esta atitude te leva a considerar os novos ventos, redirecionar as velas, reorganizar objetivos e seguir em frente.

 

Lembre-se do grande aprendizado compartilhado pelo pesquisador Charles Darwin: aqueles que melhor se adaptarem são os que irão sobreviver.

 

Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Leia e comente os artigos anteriores e fale com Cecília Bettero no site www.ceciliabettero.com.br

 

Faça seu comentário

© Copyright 2017 - Cecília Bettero|  Treinamentos e Palestras