Ano Novo… e aí?
– E aí? Como foi o seu 2017?
– Ah, foi como tinha que ser. Todo mundo em crise né. Um sufoco danado…
Este diálogo é bastante comum nesta época do ano e mais comum ainda é saber que a maioria das pessoas não sabe exatamente responder se o seu ano foi bom ou foi ruim, generalizam e terceirizam dizendo que foi como tinha que ser. Mas como tinha que ser? O que as impede de ter certeza da resposta é provavelmente a falta de objetivos pessoais pré-estabelecidos.
Comprometer-se com objetivos pessoais é muito importante para dar sentido aos dias, fazendo com que as suas escolhas de hoje sejam conscientes em prol de resultados no futuro.
Provavelmente intempéries vão acontecer, mas ter um parâmetro de onde se quer chegar, é que alimenta a persistência necessária para adaptar as estratégias e ir vencendo os desafios que surgem.
Você já ouviu falar das famosas resoluções de ano novo? São aquelas que surgem na euforia, onde as pessoas se enchem-se de esperança em começar tudo novo e traçam determinações a serem seguidas no ano seguinte. Você também já ouviu falar que muitas destas resoluções ficam só no papel? Isto provavelmente acontece pois definir objetivos precisa ser um processo bem pensado, não é só estabelecer o que quer. É também pensar em caminhos viáveis para tornar o que se quer realidade.
Trace metas que sejam alcançáveis. Pare e imagine o caminho que será necessário ser percorrido e planeje quais são os passos que você precisará dar. Se esta meta tratar-se de uma grande mudança de rumo, experimente dividí-la em pelo menos três etapas e os passos de cada uma delas, isto ajuda a manter a autoconfiança em alta.
Então vamos lá! Pare agora o que você estiver fazendo e siga o modelo abaixo para escrever cada um dos objetivos que você quer perseguir em 2018.
O que?
De que forma vou alcançar?
Até qual data?
E quando o final do ano chegar e alguém perguntar como foi o seu 2018, você terá parâmetros reais para a resposta! Ah, e Feliz ano novo! Em breve voltamos a falar disso, ok?
Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas // Leia, comente e compartilhe os artigos anteriores no site www.ceciliabettero.com.br