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O que ela tem que eu não tenho?

Quando tive a ideia de escrever sobre este assunto, pesquisei com diversos empresários conhecidos sobre em quais aspectos uma concorrência o ajuda e em quais o atrapalha.

 

Foi numerosa a quantidade de pessoas que reclamaram especialmente sobre conduta desleal em várias formas: quando o concorrente copia os produtos descaradamente, quando ele obtém vantagens no custo por não seguir as regras de mercado com preços justos, sonegação de impostos e até mesmo quando não respeita os direitos dos funcionários e assim pratica preços desleais. Sim, é inegável. Esta conduta pode sim afetar negativamente o seu negócio e gera uma grande oportunidade para olhar o mercado de forma diferente quando você traz para si a responsabilidade de manter-se competitivo.

 

O que mais me chamou atenção é que a grande maioria respondia em que atrapalha primeiro, mas logo depois quando refletia sobre o que ajuda, percebia que a conduta do concorrente – quando ele é melhor que você ou quando ele não é melhor que você – ajuda em muito a ganhar competitividade.

 

Como? De várias formas. Quando a concorrência está bem posicionada e vendendo bem, ela te obriga a ter foco nas necessidades do mercado, te faz dedicar-se mais ao seu negócio e olhar mais estrategicamente para ele. Quando ela inova, ela te tira da zona de conforto te impulsionando a buscar novas formas de agradar o cliente, criar produtos inovadores com diferenciação no mercado. Quando tem preço mais baixo, ela te obriga a cortar custos para competir e pode acabar colaborando para a sua eficiência. Quando a concorrência é boa, atende bem o cliente e tem funcionários satisfeitos, ela te faz investir nos funcionários para melhor treinamento, atendimento. Te faz profissionalizar os processos, investir em instalações mais confortáveis. Ela ainda te dá parâmetros para o que o cliente precisa, quando suas necessidades não são atendidas.

 

Fazer o melhor dá trabalho para a concorrência e quem ganha é o cliente. Quando a concorrência apresenta claramente sua busca por excelência, é hora de perguntar: o que ela tem que eu não tenho? E aí, sua concorrência tem alguma coisa que você não tem?

 

 

Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Leia, comente os artigos anteriores e fale com Cecília Bettero no site www.ceciliabettero.com.br

 

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