Não é o que você fala…
É de se admirar quantos conflitos acontecem diariamente nas empresas pela “simples” falta de comunicação. Nem sempre as pessoas agem de uma maneira adequada, pois errar é inerente à ação e nestes momentos é necessário dar um retorno para corrigir ou realinhar a conduta de alguém.
O que acontece é que em diversas situações, dar este retorno – o famoso feedback – pode piorar ainda mais o conflito. Mas sabe o que é? Não é o que você fala, é como você fala. Tudo o que precisa ser dito deve ser dito, entretanto é importante cuidar da forma de falar.
Existe técnica para dar feedback, quer aprender?
- Demonstre sua intenção positiva em dar este retorno para o crescimento da pessoa e melhora dos resultados da empresa.
- Seja discreto, educado e empático. Convide esta pessoa para uma conversa a sós e se coloque no lugar dela, fica mais fácil de conviver quando você entende o outro.
- Busque pontuar outros momentos onde esta pessoa teve atitudes adequadas, elogie-as e reforce-as.
- Seja claro e objetivo, procure não generalizar e nem tornar a situação condicional. “Sempre é assim, você é assim.” Identifique a ação de um momento específico e fale com respeito sobre isto.
- Cuide das suas expressões não verbais, seu corpo precisa dizer o mesmo que suas palavras, isto gera confiança e abertura para o outro te ouvir.
- Lembre-se de mais outras situações onde a pessoa mandou bem e finalize positivamente a conversa.
Além de desenvolver a habilidade de dar feedback, é importante desenvolver-se para receber os feedbacks que as pessoas te dão. Evite ficar na defensiva, procure não fazer julgamentos de valor. É natural querer responder, explicar, justificar. Mas dê-se um tempo em silêncio para absorver o que foi ouvido sem responder. Processe, reflita, analise-se sinceramente, avalie seus resultados e aplique em mudanças efetivas o que você que acredita que possa ser bom para os seus resultados e seus relacionamentos.
Receber bem um feedback ajuda a tornar-se vigilante de si próprio em busca da melhoria contínua, habilidade que tem valido ouro nas organizações.
Cecília Bettero é administradora, empresária na área de consultoria e treinamento, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas // Leia, comente e compartilhe os artigos anteriores no site www.ceciliabettero.com.br